NEPAT_tarja_01.png

Quem somos

IMG_4290_edited.jpg

O NEPAT [Núcleo Brasileiro de Estudos de Nazismo e Holocausto]

é uma iniciativa independente e totalmente feminina de pesquisadoras da área de História

 

É um grupo formado, produzido e encabeçado apenas por mulheres.

20210418_142324_edited.jpg

O NEPAT surgiu a partir da necessidade de criar espaços de diálogo acadêmico no Brasil sobre as temáticas do nazismo e do Holocausto e de produzir conteúdos acessíveis que abarquem esses tópicos.

 

Academicamente, percebemos que o campo de estudos sobre esses assuntos ainda não está consolidado ou centralizado no país, de modo que um dos nossos objetivos é tornar essas trocas viáveis e contribuir para a formação de pesquisadores.

 

Além disso, observamos uma demanda do público não especializado por um conteúdo histórico de qualidade sobre essas questões que suscitam tantas reflexões e curiosidades.

 

Acreditamos que a divulgação de conhecimentos realizada de maneira comprometida e ética é essencial para a construção de uma sociedade democrática e crítica.

Nossas pesquisas e objetivos

IMG_2985.JPG

Nossa produção acadêmica

O NEPAT já realizou até o momento dois eventos acadêmicos.

 

Nosso evento inaugural, denominado "80 anos da Segunda Guerra Mundial: Ecos, Representações e Memórias" ocorreu em 2019 de forma presencial, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

O evento teve por objetivo refletir sobre esse acontecimento emblemático do século XX, que ainda nos coloca questões na atualidade.

Sendo assim, o diálogo sobre a guerra e as suas consequências faz-se mais do que necessário. 

Em 2021, promovemos o nosso primeiro evento internacional, que ocorreu em plataforma on-line, chamado "O que resta da Suástica: Nazismo, Negacionismo e Memória".

O evento visou trazer reflexões e debates sobre os perigos das permanências da ideologia e do discurso nazista na atualidade, bem como compreender melhor o Terceiro Reich, esse “passado que não passou”. 

IMG-20190529-WA0019_edited.jpg

Nossa produção de conteúdo e divulgação científica

Tomando como ponto de partida as reflexões promovidas pelo campo da História Pública, o NEPAT, em 2020, iniciou um projeto de produção de conteúdo e de divulgação científica nas redes sociais.

 

Nelas, trazemos posts divididos em nichos que abarcam uma multiplicidade de temas e abordagens sobre o século XX. 

Além disso, temos um podcast, o Desnazificando, no qual falamos sobre nazismo, educação e século XX, debatendo conceitos, ideias e acontecimentos de maneira descontraída, mas com profundidade e qualidade.