

Coordenadoras

Anna Viana
Anna Viana é doutoranda em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (início em 2024). É mestre em História (2022) e licenciada em História pela mesma instituição (2019).
Pesquisa nazismo desde 2019. Em seu mestrado, investigou os usos do passado na obra O Mito do Século XX, de Alfred Rosenberg, analisando o conceito de história mobilizado pelo autor e as estratégias argumentativas utilizadas para relacionar diferentes temporalidades.
De maneira mais ampla, interessa-se pelos usos do passado, pelas relações entre tempo e história, e pelos debates da teoria da história e da história intelectual.

Bárbara Deoti
Bárbara Deoti é graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, na modalidade de licenciatura (2020).
Pesquisa a representação do nazismo e dos nazistas em obras de ficção científica e narrativas de história alternativa nas quais a Alemanha vence a Segunda Guerra Mundial, com ênfase nos trabalhos de Philip K. Dick e Eric Norden.
Seus interesses se concentram em literatura do século XX, representações literárias do nazismo e relações entre história e literatura.

Maria Visconti
Maria Visconti é doutora em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023).
É mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG (2017), licenciada em História pela mesma instituição (2014) e realizou extensão universitária por um semestre na Universidade Friedrich-Alexander, em Erlangen-Nuremberg, Alemanha (2013).
Pesquisa nazismo desde 2012. Em seu mestrado, estudou o grupo de resistência alemã Rosa Branca.
Sua pesquisa de doutorado analisou narrativas de nazistas sobre si mesmos e sobre o Terceiro Reich no Julgamento de Nuremberg, desenvolvendo uma tipologia de estratégias discursivas utilizadas pelos réus para moldar autoimagem, atenuar culpa e escapar da responsabilidade criminal.
A tese contribui para compreender padrões semelhantes em tribunais do pós-guerra.
Atualmente, pesquisa o processo de desnazificação e as narrativas de perpetradores nazistas em julgamentos do pós-guerra.