top of page
Buscar

#72 - SA: Sturmabteilung [Série: Organizações do Terceiro Reich | Episódio 01]



🎙 A seus postos, Aliança Rebelde!


Está começando mais um Desnazificando e hoje nós vamos iniciar a nossa série "Organizações do Terceiro Reich".


Nessa série, abordaremos uma das perguntas mais comuns da nossa audiência:

Como funcionava o Terceiro Reich?


SA, SS, Gestapo, Juventude Hitlerista, Einsatzgruppen, Wehrmacht… Afinal, o que todos esses nomes e siglas significam? Qual era o funcionamento dessas organizações? Quem as comandava? Qual era a cadeia de comando? Todos deveriam obedecer cegamente ao Führer?


Analisar as instituições do Terceiro Reich é um passo fundamental para a complexificação desse fenômeno e para compreender os diversos graus de responsabilidade que operavam dentro do séquito nazista, sobretudo em se tratando da responsabilidade pelo extermínio.


Seguindo a nossa série anterior, "A construção do Holocausto", na nova série do Desnazificando nós iremos abordar, em episódios mais curtos, as principais instituições do regime nazista para compreender como se dava a estrutura - ou, a proposital desestrutura - da Alemanha de Adolf Hitler.


Hoje, no nosso primeiro episódio, vamos começar do começo e olhar para uma organização do início do regime e foi muito importante para as decisões tomadas ao longo do Terceiro Reich: a SA, abreviação do termo Sturmabteilung, algo como “Divisão de Assalto”, “Tropa de Assalto”.


[Foto da capa: Wikipedia/Domínio público]


🎙 Apoie nosso trabalho: apoia.se/nepat


Como citar esse episódio no formato ABNT:


DESNAZIFICANDO. SA: Sturmabteilung [Série: Organizações do Terceiro Reich]. 21 de abril de 2023. Podcast. Disponível em <INSIRA O LINK AQUI>. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].



Referências mencionadas no episódio:


Referências bibliográficas do episódio:

Richard J. Evans. A chegada do Terceiro Reich.

Richard J. Evans. O Terceiro Reich no Poder.

Maria Visconti. “Uma constelação de culpas”: Arquétipos narrativos dos nazistas no Julgamento de Nuremberg (1945-1946).



Links mencionados no episódio:

Artigo Enciclopédia Britannica: SA - Nazi Organization. Definition, History & Facts.

Desnazificando #62 - Noite dos cristais [Série: A construção do Holocausto | Episódio 05]

Desnazificando #58 - Boicote a estabelecimentos de propriedade de judeus [Série: A construção do Holocausto | Episódio 01]

Calendário Histórico NEPAT: Boicote aos estabelecimentos de propriedade de judeus (01/04/1933).

Calendário Histórico NEPAT: Noite das Facas Longas (30/06/1934).

Calendário Histórico NEPAT: Putsch da Cervejaria (08/11/1923).

Calendário Histórico NEPAT: Noite dos Cristais (09/11/1938).





Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Anchor

Spotify

Deezer

Apple Podcasts

Podcast Addict

Spreaker

Breaker

Pocket Casts

RadioPublic

Player FM

RSS Direto

Castbox

Stitcher

Blubrry

Google Podcasts

TuneIn

Overcast

Youtube

10 visualizações0 comentário
bottom of page