top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPAT

#74 - Direitos Humanos para humanos direitos?




🎙 A seus postos, Aliança Rebelde!


Está no ar mais um Desnazificando e no episódio de hoje nós vamos falar sobre uma coisa que vocês nos pedem há algum tempo: Direitos Humanos.


Pois é, gente, chegou a hora da gente falar da famosa e terrível frase "Direitos Humanos para humanos direitos". Hoje nós vamos falar sobre a história dos Direitos Humanos, desde a Revolução Francesa até a sua atualização após a Segunda Guerra Mundial, abordando também esse legado revolucionário e filosófico na atualidade.


Vamos analisar as duas Declarações dos Direitos Humanos, a de 1789 e a de 1948 lado a lado e conversar um pouco sobre as questões que essa Modernidade nos trouxe e que permanecem ainda tão latentes na nossa concepção de mundo e de idealização para o futuro.


Vem com a gente que tem muita fritação por aí!


🎙 Apoie nosso trabalho: apoia.se/nepat



Como citar esse episódio no formato ABNT:


DESNAZIFICANDO. Direitos Humanos para humanos direitos?. 17 de maio de 2023. Podcast. Disponível em <INSIRA O LINK AQUI>. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].



Referências mencionadas no episódio:


Referências bibliográficas do episódio:

Daniel Gomes de Carvalho. Revolução Francesa.

Hannah Arendt. Sobre a Revolução.

Eric Hobsbawm. A era das Revoluções.

Lynn Hunt. A invenção dos direitos humanos: uma história.

Celso Lafer. A reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt.

Johann Chapoutot. "Apagar 1789 da história alemã". In: A revolução cultural nazista.

John A. Simmons. Human Rights, Natural Rights, and Human Dignity. In: CRUFT, Rowan; LIAO, S.M; RENZO, Massimo (eds.). Philosophical Foundations of Human Rights. UK: Oxford University Press, 2015, pp. 138-152.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789). In: HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 225-228.

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). In: HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 229-236.



Links mencionados no episódio:



Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Overcast

15 visualizações0 comentário
bottom of page