🎙 A seus postos, Aliança Rebelde!
Está no ar mais um Desnazificando e no episódio de hoje nós vamos falar sobre uma coisa que vocês nos pedem há algum tempo: Direitos Humanos.
Pois é, gente, chegou a hora da gente falar da famosa e terrível frase "Direitos Humanos para humanos direitos". Hoje nós vamos falar sobre a história dos Direitos Humanos, desde a Revolução Francesa até a sua atualização após a Segunda Guerra Mundial, abordando também esse legado revolucionário e filosófico na atualidade.
Vamos analisar as duas Declarações dos Direitos Humanos, a de 1789 e a de 1948 lado a lado e conversar um pouco sobre as questões que essa Modernidade nos trouxe e que permanecem ainda tão latentes na nossa concepção de mundo e de idealização para o futuro.
Vem com a gente que tem muita fritação por aí!
🎙 Apoie nosso trabalho: apoia.se/nepat
Como citar esse episódio no formato ABNT:
DESNAZIFICANDO. Direitos Humanos para humanos direitos?. 17 de maio de 2023. Podcast. Disponível em <INSIRA O LINK AQUI>. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].
Referências mencionadas no episódio:
Referências bibliográficas do episódio:
Daniel Gomes de Carvalho. Revolução Francesa.
Hannah Arendt. Sobre a Revolução.
Eric Hobsbawm. A era das Revoluções.
Lynn Hunt. A invenção dos direitos humanos: uma história.
Celso Lafer. A reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt.
Johann Chapoutot. "Apagar 1789 da história alemã". In: A revolução cultural nazista.
John A. Simmons. Human Rights, Natural Rights, and Human Dignity. In: CRUFT, Rowan; LIAO, S.M; RENZO, Massimo (eds.). Philosophical Foundations of Human Rights. UK: Oxford University Press, 2015, pp. 138-152.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789). In: HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 225-228.
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). In: HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp. 229-236.
Links mencionados no episódio:
Onde ouvir?
O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.
Overcast
Comments