top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPAT

#46: O pós-guerra e os alegados criminosos nazistas no Brasil [com Bruno Leal]



🎙 A seus postos, Aliança Rebelde!


Está começando mais um Desnazificando, seu podcast quinzenal realizado pelas coordenadoras do NEPAT, o Núcleo Brasileiro de Estudos de Nazismo e Holocausto.


No episódio de hoje nós vamos trazer para vocês uma novidade quentíssima relacionada a um dos assuntos que mais vendem revistas de história no Brasil: a presença de colaboracionistas e criminosos nazistas no Brasil do pós-guerra.


O tema sempre serviu como matéria-prima para filmes, documentários, livros e principalmente reportagens, que construíram a ideia de que o Brasil foi um “paraíso” para o refugo do derrotado regime nazista. Em fevereiro de 2019, o tema voltou com tudo depois que a imprensa brasileira noticiou que Henrique Fonseca de Araújo, pai do ex-chanceler do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, dificultou a extradição de um nazista chamado Gustav Wagner, responsabilizado pela morte de mais de 200 mil pessoas durante a Segunda Guerra Mundial. O caso aconteceu em 1978, quando o pai Araújo ocupava o cargo de Procurador-geral da República. Além de Gustav Wagner, o Brasil foi destino escolhido por outros criminosos nazistas, casos, por exemplo, de Joseph Mengele e Franz Stangl.


Durante muito tempo, a historiografia manteve-se afastada do debate sobre colaboracionistas e criminosos nazistas no Brasil. Mas isso vem mudando. Nos últimos anos começaram a surgir trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre essa importante parte do passado brasileiro. O nosso convidado de hoje é o professor Bruno Leal Pastor de Carvalho, autor de um desses trabalhos. O Bruno, que é professor da Universidade de Brasília e fundador e editor-chefe do Café História, o maior portal de divulgação científica de História do país, analisa o chamado “Caso Cukurs”, ocorrido nos anos 1950.


O Bruno participou de uma das mesas do nosso evento internacional “O que resta da suástica: nazismo, negacionismo e memória” e veio conversar com a gente sobre o seu novo livro “O Homem dos Pedalinhos. Herberts Cukurs - a História de Um Alegado Criminoso Nazista no Brasil do Pós-Guerra”. Tem muita fritação boa por aí, hein, gente! Vamos lá?

Referências mencionadas no episódio:


Referências bibliográficas do episódio:

Bruno Leal. O Homem dos Pedalinhos. Herberts Cukurs - a História de Um Alegado Nazista no Brasil do Pós-Guerra.


Links mencionados no episódio:

Mesa "Os nazistas no Brasil: presenças e heranças".

Portal Café História.

Sobre o caso de John Demjanjuk.



Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Anchor

Spotify

Deezer

Apple Podcasts

Podcast Addict

Spreaker

Breaker

Pocket Casts

RadioPublic

Player FM

RSS Direto

Castbox

Stitcher

Blubrry

Google Podcasts

TuneIn

Overcast

Youtube

11 visualizações0 comentário
bottom of page