🎙 A seus postos, Aliança Rebelde!
Está começando mais um Desnazificando, seu podcast quinzenal realizado pelas coordenadoras do NEPAT, o Núcleo Brasileiro de Estudos de Nazismo e Holocausto.
No episódio de hoje nós vamos falar sobre um tema que nós, aqui do NEPAT, conhecemos recentemente e achamos muitíssimo relevante e interessante e quisemos trazer aqui para apresentar e, acima de tudo, debater, com vocês: a arqueologia do Holocausto. É isso mesmo: arqueologia. Talvez vocês, assim como nós, não estejam lá muito familiarizados com o assunto e geralmente associem a arqueologia à passados bem mais remotos do que os que nós trabalhamos por aqui.
Mas é justamente aí que está o pulo do gato: não apenas de Egito Antigo é feita arqueologia. Descobrimos esses dias que ela é um campo muito mais abrangente e interdisciplinar do que imaginávamos, assim como passados bem mais recentes podem ser objetos de estudo da arqueologia. Diante dessas constatações, vamos refletir hoje um pouco sobre esse assunto e esse campo de estudos que é super recente e, portanto, ainda está em construção. Hoje nós vamos dialogar com a Caroline Sturdy Colls que é professora associada na Universidade de Staffordshire especializada em arqueologia forense e do Holocausto e escreveu um livro chamado “Arqueologias do Holocausto: abordagens e direções futuras”, lançado em 2015. A partir dele nós vamos conversar um bocado, pensar numas questões e tentar compreender melhor por onde passa essa misteriosa arqueologia. Vamos lá?
[Foto da capa: Richard Radford/Getty Images/Sapiens Article republished under Creative Commons]
Referências mencionadas no episódio:
Referências bibliográficas do episódio:
COLLS, Caroline Sturdy. Holocaust Archaeologies: Approaches and Future Directions (2015)
Links mencionados no episódio:
Onde ouvir?
O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.
Overcast
Comments