top of page

#76 - Juventude Hitlerista [Série: Organizações do Terceiro Reich | Episódio 02]

  • Foto do escritor: NEPAT
    NEPAT
  • 14 de jan.
  • 2 min de leitura

A seus postos, Aliança Rebelde!


Está no ar mais um episódio do Desnazificando! E hoje nós vamos retomar uma série que nós iniciamos aqui no podcast lá em 2023: a série sobre as organizações do Terceiro Reich!

Essa série tem episódios mais curtos e se propõe a analisar as instituições do regime nazista, contribuindo para a complexificação desse fenômeno e para compreender os diversos graus de responsabilidade que operavam dentro do séquito nazista, sobretudo em se tratando da responsabilidade pelo extermínio.

No primeiro episódio dessa série, nós falamos de uma organização que foi muito importante para as decisões tomadas ao longo do Terceiro Reich: a SA. Hoje, nós vamos falar de outra organização que data dos primórdios do regime nazista e que foi fundamental para moldar a ideologia nos jovens alemães: a Juventude Hitlerista.

Afinal, a Juventude Hitlerista não surgiu no vácuo; ela absorveu ritos de movimentos juvenis anteriores para transformar o cotidiano escolar e social em um campo de treinamento ideológico. Neste episódio, explicamos como a organização passou de um pequeno grupo de recrutas para uma adesão compulsória de quase 9 milhões de jovens em 1939.

🎙 Vem ouvir!


[Foto da capa: The Holocaust Explained]


Como citar esse episódio no formato ABNT:


DESNAZIFICANDO. #76 - Juventude Hitlerista [Série: Organizações do Terceiro Reich | Episódio 02]. 14 de Janeiro de 2026. Podcast. Disponível em: https://www.nepat.com.br/podcast-desnazificando/episode/c56f1324/76-juventude-hitlerista-serie-organizacoes-do-terceiro-reich-or-episodio-02. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].



Referências mencionadas no episódio:


Referências bibliográficas do episódio:

Richard J. Evans. A chegada do Terceiro Reich.

Richard J. Evans. O Terceiro Reich no Poder.

Gustave Gilbert. Nuremberg Diary.

Leon Goldensohn. As entrevistas de Nuremberg.

Maria Visconti. “Uma constelação de culpas”: Arquétipos narrativos dos nazistas no Julgamento de Nuremberg (1945-1946).



Links mencionados no episódio:

 
 
 

Comentários


bottom of page