top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPAT

#38: Ciência e medicina: de Mengele à Capitã Cloroquina [com Isabela Dornelas]

Atualizado: 3 de abr. de 2023



🎙 A seus postos, Aliança Rebelde!


Está começando mais um Desnazificando, e no episódio de hoje nós vamos falar sobre um tema que infelizmente, por conta da pandemia de COVID-19 no Brasil, tem sido cada vez mais atual. Algumas das questões que vamos trazer hoje tem aparecido com frequência, por exemplo, na CPI da COVID. Afinal de contas, médico é cientista? A ciência é isenta politicamente? A ciência evolui sempre para o bem? O que Mengele e outros médicos nazistas faziam é uma pseudociência? Enfim, queremos trazer um debate sobre medicina, eugenia, nazismo e bioética, temas super super complexos e que justamente por isso merecem muita atenção e cuidado nas abordagens.


Esse é um tema que a gente já queria falar há muito tempo e por isso trouxemos uma especialista em história da ciência pra conversar aqui com a gente. Vamos bater esse papo com a minha amiga pessoal Isabela Dornelas, doutoranda em História na UFMG pesquisando o desenvolvimento da cesariana como técnica cirúrgica no Brasil entre os séculos XIX e XX. Bora lá porque hoje vai ter muita fritação!


[Foto da capa: Jefferson Rudy/Agência Senado]


Referências mencionadas no episódio:


Referências bibliográficas do episódio:

SCHLÜNDER, Martina. Escrever a história para ver e aprender a perguntar. In: CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão (org.). Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.


Links mencionados no episódio:


Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Overcast

13 visualizações0 comentário
bottom of page