top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPAT

#22: Hitler e a "Solução Final": conceitos da obra de Ian Kershaw

Atualizado: 4 de abr. de 2023



🎙 A seus postos Aliança Rebelde!


Está começando mais um Desnazificando, e no episódio de hoje nós vamos falar sobre alguns conceitos da obra do historiador Ian Kershaw. Vamos falar aqui hoje da ideia de "trabalho em direção ao Führer", "autoridade carismática", opiniões da população alemã durante o Terceiro Reich, enfim, uma miscelânea de um monte de coisa que o Kershaw falou ao longo da vida. Como vocês sabem, estamos fazendo aqui no nosso instagram a Semana Ian Kershaw em homenagem ao aniversário desse historiador que nós amamos tanto e que é uma referência enorme para qualquer pessoa que queira se aventurar a estudar nazismo. Infelizmente a maioria das obras do Kershaw ainda não foram traduzidas para o português, então esperamos que esse conteúdo possa auxiliar a divulgar mais esses conceitos tão importantes para a compreensão do Terceiro Reich. Então esperamos que vocês gostem de mais esse conteúdo da Semana Kershaw!


Kershaw faz parte da linha de historiadores que tenta compreender a (des)organização do regime nazista em conjunto com a construção da imagem de Hitler. Ele é uma das maiores e mais reconhecidas referências sobre Terceiro Reich. Em português, temos acesso, infelizmente, apenas à monumental biografia de Hitler (2008), "O fim do Terceiro Reich: a destruição da Europa de Hitler" (2015) e “De volta ao Inferno: Europa, 1914-1949” (2016), "Dez decisões que mudaram o mundo" (2008), todos lançados pela Companhia das Letras. Kershaw também é conhecido por ser conselheiro histórico nas séries da BBC “The Nazis: a warning from history” (1997) e “War of the century” (1999).

Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre alguns conceitos da obra do historiador e pode ter certeza que vem muita fritação por aí. Vem com a gente!


[Foto da capa: War Documentary]



Referências mencionadas no episódio:



Referências bibliográficas do episódio:

Ian Kershaw. Hitler (biografia).

Ian Kershaw. De volta do inferno.

Ian Kershaw. O fim do Terceiro Reich.

Ian Kershaw. The Führer myth.

Ian Kershaw. Hitler, the germans and the Final Solution.

Ian Kershaw. Popular opinion and political dissent.

Max Weber. Os tipos de dominação. In: Economia e sociedade.

M. Rainer Lepsius. Charismatic Leadership: Max Weber's Model and Its Applicability to the Rule of Hitler. In: RAUMANN, Carl F.; MOSCOVICI, Serge (orgs.). Changing Conceptions of Leadership.

Luciano Cavalli. Charismatic Domination, Totalitarian Dictatorship, and Plebiscitary Democracy in the Twentieth Century. In: GRAUMANN, Carl F.; MOSCOVICI, Serge (orgs.). Changing Conceptions of Leadership.

John Lukacs. O Hitler da história.

Christian Ingrao. Crer e destruir.

Johann Chapoutot. The law of blood: thinking and acting like a Nazi.


Links mencionados no episódio:

Post sobre o Ian Kershaw que fizemos ano passado

Post sobre o conceito de Working towards the Führer

Post sobre a biografia de Hitler de Kershaw


Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Overcast

19 visualizações0 comentário
bottom of page