top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPAT

#17: Educação e trauma [com Museu do Holocausto de Curitiba]



A seus postos, Aliança Rebelde! 🎙


Está no ar mais um episódio do Desnazificando! E hoje, nós vamos falar sobre os desafios da educação com relação a temas sensíveis. Como elaborar propostas pedagógicas e educacionais para trabalhar com responsabilidade eventos traumáticos? Pensando especificamente no Holocausto, Andreas Huyssen, em "Seduzidos pela memória", diz que houve uma hollywoodização dessa temática, com um excesso de apelo memorialístico que não necessariamente implica em uma verdadeira compreensão daquele trauma. Por isso, precisamos pensar em formas efetivas de abordagem que saiam da superfície e que de alguma forma façam com que as pessoas reflitam não apenas sobre o evento em si, mas sobre as raízes do evento e suas consequências na atualidade. Como lembra Zygmunt Bauman, o Holocausto, infelizmente, não é um problema só dos judeus: ele faz parte de uma estrutura burocrática moderna e se constitui em discursos ideológicos racistas que ameaçam a sociedade democrática. A educação aparece então como um dos pilares na compreensão desse fenômeno e na possibilidade de novos caminhos no futuro.


Enfim, chamamos pra bater esse papo com a gente o Carlos Reiss, coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, o primeiro museu do Holocausto no Brasil, e que, segundo eles, tem como objetivo "relembrar as vítimas e alertar as novas gerações sobre os perigos do ódio, da intolerância e do Racismo". Vem com a gente?



Jabás:

Redes sociais do Museu do Holocausto de Curitiba:


Referências mencionadas no episódio:


Links mencionados no episódio:

Aula Os nazistas em Capitão América com Museu do Holocausto






Lembrando que todos os livros e referências bibliográficas mencionados em todos os episódios estarão na nossa lista da Amazon, disponível aqui!


Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Overcast

13 visualizações0 comentário
bottom of page