top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPAT

#13: Hannah Arendt e a banalidade do mal [com Adriano Correia]

Atualizado: 4 de abr. de 2023



A seus postos, Aliança Rebelde! 🎙


Está o ar mais um episódio do Desnazificando! E hoje nós vamos falar sobre um tema que vocês já nos pediram muito: o conceito de banalidade do mal. Como vocês sabem, estamos fazendo no nosso instagram a Semana da Hannah Arendt em homenagem ao aniversário dessa filósofa que nós amamos tanto. Vocês sabem que a gente fala da Arendt desde o nosso episódio piloto, mas ainda não tínhamos feito um episódio mais elaborado sobre ela ou sobre sua teoria. Então esperamos que vocês gostem de mais esse conteúdo da Semana Hannah Arendt!


O conceito de banalidade do mal é possivelmente o conceito mais famoso de Arendt, fruto de sua análise do julgamento do nazista Adolf Eichmann em Jerusalém. Mas como podemos definir esse conceito? E quais são as aplicações possíveis? Afinal, será que ainda podemos falar de um mal banal na atualidade?


Pensando nisso, nós chamamos pra bater esse papo com a gente o Adriano Correia, professor de ética e filosofia política da Universidade Federal de Goiás. Ele atualmente é um dos maiores pesquisadores brasileiros da obra de Hannah Arendt, com destaque para os livros: "Hannah Arendt e a modernidade: política, economia e a disputa por uma fronteira", de 2014, "Hannah Arendt", de 2010 e "Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a política" de 2002. Ele também foi responsável pela revisão e a apresentação das duas edições brasileiras de "A condição humana", de Hannah Arendt. Já deu pra perceber que estamos muito bem acompanhadas hoje, né?


[Foto da capa: Hannah Arendt Center]

Referências mencionadas no episódio:


Referências bibliográficas do episódio:

Adriano Correia. Hannah Arendt e a modernidade: política, economia e a disputa por uma fronteira.

________________. Hannah Arendt.

_______________. Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a política.

_______________. O conceito de mal radical.

David Cesarani. Becoming Eichmann.

Hannah Arendt. Eichmann em Jerusalém.

________________. Responsabilidade e julgamento.

________________. Origens do totalitarismo.


Lembrando que todos os livros e referências bibliográficas mencionados em todos os episódios estarão na nossa lista da Amazon, disponível aqui!


Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Overcast

47 visualizações0 comentário
bottom of page