A seus postos, Aliança Rebelde! 🎙
Está no ar mais um episódio do Desnazificando, e hoje nós falamos sobre o vilão mais famoso do cinema nos últimos anos: Thanos.
Esse episódio é uma elaboração de uma live que fizemos no nosso Instagram, quando ainda não dava pra salvar no IGTV. Vocês gostaram muito então trouxemos pra esse formato do podcast onde podemos falar com mais calma!
Também conhecido como o Titã Louco, Thanos possui um objetivo muito claro: aniquilar de maneira aleatória metade da vida de todo o universo, em busca do equilíbrio perfeito. Ao estalar os dedos, o titã acredita estar criando um mundo de abundância e igualdade, uma vez que os seres vivos restantes poderiam desfrutar de todos os recursos que o universo pode oferecer. Seriam tais argumentos realmente fruto de uma mente perturbada? Ou será que eles poderiam ser mobilizados para algo concreto no nosso mundo? Hoje, queremos debater com vocês de que maneira os nefastos elementos mobilizados pelo Titã povoam o nosso imaginário e verificar quais são os possíveis paralelos entre o seu mundo e o nosso a partir de uma ideia presente na nossa história: o mito nazista.
Referências mencionadas no episódio:
Referências bibliográficas do episódio:
Raoul Girardet. Mitos e mitologias políticas.
Zygmunt Bauman. Modernidade e Holocausto.
Hannah Arendt. Origens do Totalitarismo.
Alfred Rosenberg. O mito do século XX.
Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy. O mito nazista.
Richard Evans. O Terceiro Reich em guerra.
Johann Chapoutot. The law of blood: Thinking and acting like a nazi.
Reinhart Koselleck. Futuro passado.
Margaret Atwood. O conto de Aia.
Margaret Atwood. Os testamentos.
George Orwell. 1984.
Lembrando que todos os livros e referências bibliográficas mencionados em todos os episódios estarão na nossa lista da Amazon, disponível aqui!
Onde ouvir?
O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.
Overcast
Comments