top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPAT

#71 - Dicionário de conceitos: Terrorismo




🎙 A seus postos, Aliança Rebelde!


No episódio de hoje, que é o primeiro episódio da nova temporada do Desnazificando, nós vamos trazer mais um tema para a série de Dicionário de Conceitos. Hoje, nós vamos falar sobre o conceito de terrorismo.


Pra quem não conhece, nessa série de Dicionário de Conceitos nós tentamos fazer um debate teórico e historiográfico de algum conceito específico, trazendo também suas possíveis aplicações.


A questão do terrorismo veio à tona recentemente por conta dos atentados às sedes dos Três Poderes em Brasília em janeiro de 2023. No dia 8 de janeiro, uma semana após a posse do presidente Lula, um grupo de manifestantes golpistas entraram na Esplanada dos Ministérios e invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Os edifícios foram depredados, assim como tudo que os terroristas conseguiram alcançar: os vidros foram quebrados, móveis jogados pelas janelas, computadores quebrados e obras de arte rasgadas e danificadas das mais diversas formas.

Muito se foi dito sobre terrorismo e sobre a legitimidade das ações e dos atentados em virtude das razões pelas quais o ataque em Brasília ocorreu. Bora falar um pouco sobre o conceito de terrorismo pra entender melhor esse rolê então? Vem com a gente!


[Foto da capa: Sean Adair/Reuters/Arquivo]


🎙 Apoie nosso trabalho: apoia.se/nepat


Como citar esse episódio no formato ABNT:

DESNAZIFICANDO. Dicionário de conceitos: terrorismo. 5 de abril de 2023. Podcast. Disponível em <INSIRA O LINK AQUI>. Acesso em: [INSIRA A DATA DO SEU ACESSO AQUI].


Referências mencionadas no episódio:


Referências bibliográficas do episódio:

Eunice Castro Seixas. "Terrorismos": uma exploração conceitual. In: Revista de Sociologia e Política, vol. 16, supl., agosto 2008, pp. 9-26.

Raquel da Silva e Alice Martini. 9/11 and the emergence of Critical Terrorism Studies: main debates, theoretical advancements, and ways forwards. In: Locus: Revista de História, 27, n. 2 (2021), pp. 9-25.

Bruno Garcia. O movimento conservador Norte-Americano e o 11 de setembro. In: Locus: Revista de História, 27, n. 2 (2021), pp. 123-149.

Daniel Ivori de Matos. O cinema estadunidense pós-11 de Setembro: Hollywood na contramão a Doutrina Bush. In: Locus: Revista de História, 27, n. 2 (2021), pp. 179-201.

Mariana Medeiros Bernussi. A construção política da guerra global ao terror: para além do 11 de Setembro. In: Locus: Revista de História, 27, n. 2 (2021), pp. 98-122.

Locus: Revista de História. Dossiê: O dia que mudou o mundo? O 11 de Setembro 20 anos depois, 27, n. 2 (2021).

Malise Ruthven. Fundamentalism: a very short introduction.

Marilena Chauí. Fundamentalismo religioso: a questão do poder teológico-político. In: Civilização e Barbárie.

Abdelwahab Meddeb. O islã entre civilização e barbárie. In: Civilização e barbárie.

Judith Butler. Quadros de guerra : quando a vida é passível de luto?

Edward Said. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente.

Série: Missa da meia noite.



Links mencionados no episódio:



Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Overcast

11 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page