top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPAT

#19: 2ª Guerra Mundial: Literatura e representação [com Tavos Mata Machado]



A seus postos, Aliança Rebelde! 🎙

No episódio de hoje do Desnazificando nós vamos falar sobre um tema que gostamos bastante: literatura. Mais especificamente sobre representações literárias da Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra, foi sem dúvida, um dos eventos mais marcantes do século XX, afinal foi senão o maior, um dos maiores conflitos bélicos na história, que aconteceu em uma escala global e causou um nível de destruição nunca antes visto. Tendo em vista o quão emblemática foi a Segunda Guerra Mundial, não parece surpreendente que ela seja recuperada com bastante frequência. Mas o que podemos observar é que cada vez mais conteúdo é produzido sobre a Segunda Guerra - filmes, séries, documentários, livros, quadrinhos, sites e blogs, etc., tanto que nunca falta material para trazermos aqui para o NEPAT. E nesse mundo a gente não pode tomar nada como dado. Especialmente nós, que somos historiadoras, não podemos deixar de nos perguntar que memória está sendo construída sobre a Segunda Guerra Mundial. Afinal de contas, a visão que temos do passado é algo em constante construção e alvo de disputas.

Mas, no episódio de hoje, vamos focar nas representações dentro da literatura, afinal de contas sem um recorte seria impossível gravar um episódio. E para fazer essa discussão aqui conosco, nós temos hoje um convidado muito especial: José Otaviano da Mata Machado, ou Tavos. O Tavos faz parte de um projeto incrível de divulgação científica que provavelmente vocês conhecem, o Mimimidias. O Mimimidias, desde 2017, produz vídeos sobre internet, música, cinema, games, design, literatura e tudo que é mídia, sempre com rigor acadêmico, bom humor e muito mimimi, como eles próprios dizem. O Tavos também é um membro do NEGUE (Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura), um grupo de estudos da Faculdade de Letras lá da UFMG. E ano passado nós fizemos uma participação no podcast deles, o Guerras Imaginadas. As meninas do grupo me receberam super bem e a gente conversou sobre a obra da Svetlana Aleksiévitch. E, agora, chegou a vez deles de fazerem uma participação aqui no Desnazificando! Por isso, o Tavos veio aqui bater esse papo com a gente. Vamos lá?



Jabás:

Redes do Mimimidias:



Referências mencionadas no episódio:



Referências bibliográficas do episódio:

Livro organizado pelo NEGUE: Memórias da Segunda Guerra Mundial: Imagens, testemunhos e ficções. (Compre aqui direto com a editora)

Dossiê organizado pelo NEGUE: Literatura e Guerra: o impacto da Primeira Guerra Mundial na produção cultural na Revista Literatura e autoritarismo

Petra Rau. Our nazis.

Peter Davies. The welsh girl.

Ralf Rothmann. To Die in Spring.

Marianne Nishihata. Amor entre guerras.

Samuel Hynes. A War Imagined: The First World War and English Culture.

The Soldier's Tale-Narrated by Roger Waters.

Ernst Jünger. Tempestades de aço.

Leah Garrett. Young Lions: How Jewish Authors Reinvented the American War Novel.

Otohiko Kaga. Vento leste.

Sinclair Lewis. It can't happen here.

Norman Mailer. Os nus e os mortos.



Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Overcast

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page