top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPAT

#08: Educação, internet e História Pública [com Débora Salvi]



A seus postos, Aliança Rebelde! 🎙


Está no ar mais um episódio do Desnazificando e teremos a nossa primeira convidada! Chamamos a Débora Salvi pra bater um papo com a gente. Ela é graduada e mestranda em história na UFRGS, produtora de conteúdo digital, conhecida nas redes sociais como Deborista e produtora e idealizadora do podcast A trivialista.


E nesse primeiro episódio com convidada nós falamos sobre um tema que tem ganhado muita notoriedade nos últimos tempos: o papel da história e do historiador na produção de conteúdo e na atuação na internet e nas redes sociais. Vamos pensar um pouco aqui sobre a importância do diálogo entre a academia e o público não especializado mas também sobre os perigos de indivíduos que não tem nenhum compromisso com a história e com a metodologia historiográfica estarem produzindo conteúdos para o chamado "grande público".


Como alcançar mais pessoas mantendo a seriedade do conteúdo produzido? Como "competir" com pessoas que parecem descompromissadas mas que na verdade estão sim produzindo uma agenda política? Os historiadores têm um papel nessa formação? Como trabalhar com pesquisa no Brasil?


[Edit: a série da Netflix do Castanhari já está no ar, mas quando gravamos ainda não tinha sido lançado 😉]


Jabás:

Ouça o podcast da Débora: A trivialista!

Referências mencionadas no episódio:


Links mencionados no episódio:


Referências bibliográficas do episódio:

Bruno Leal Pastor de Carvalho e Ana Paula Tavares Teixeira (orgs). História pública e divulgação de história.

Ana Maria Mauad, Juniele Rabêlo de Almeida e Ricardo Santhiago (orgs.). História Pública No Brasil: Sentidos E Itinerários.



Lembrando que todos os livros e referências bibliográficas mencionados em todos os episódios estarão na nossa lista da Amazon, disponível aqui!


Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Overcast

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page