top of page
NEPAT_tarja_01.png

Últimas notícias

NEPAT_tarja_01.png

Lançamento de livro

Captura de Tela 2022-11-01 às 19.21.31.png

Estamos muito felizes em anunciar o lançamento do livro

"Novos estudos sobre o Holocausto: Historiografia, memória, gênero e ensino".

📚 O livro conta com ensaios dos participantes do evento organizado no ano passado pelo Museu do Holocausto de Curitiba, dos quais destacamos os de alguns membros do nosso grupo de pesquisa Pensar os Extremos, para além dos textos das nossas coordenadoras Maria Visconti e Anna Viana.

Essa é uma publicação muito especial para nós pois, além do texto da Maria, que versa sobre a percepção do Holocausto nos Julgamentos de Nuremberg, objeto de sua pesquisa de doutorado, e as participações de membros do Pensar os Extremos, o capítulo da Anna aborda o trabalho que desenvolvemos no NEPAT.

 

Essa é a primeira publicação sobre a nossa proposta teórica e ficamos muito animadas para compartilhar isso com vocês! Ela analisa principalmente a nossa produção nas redes sociais a partir da proposta da História Pública, essencial para nós desde o início.

📚 Caso queiram adquirir o livro, ele está disponível aqui.

NEPAT_tarja_01.png

Dossiê NEPAT-NUPPOME

NEPAT_dossie escritas do tempo_CAPA_2022_1x1.png

Estamos muito felizes em poder anunciar que o dossiê que o Núcleo Brasileiro de Estudos de Nazismo e Holocausto (NEPAT) organizou em parceria com o Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME) acabou de ser lançado!

 

O Dossiê Temático "De Norte a Sul, a sombra do autoritarismo e do fascismo no passado e no presente: perspectivas sobre experiências limítrofes nos séculos XX e XXI" acabou de sair pela Revista Escritas do Tempo.

 

Recebemos 14 artigos e o dossiê foi um sucesso!

Nossa coordenadora Anna Viana contribuiu com um artigo sobre a obra "O conto da Aia" e nossa coordenadora Bárbara Deoti elaborou conjuntamente com nossa coordenadora Maria Visconti a entrevista realizada com o professor Odilon Caldeira Neto (UFJF). Maria, além de ser a organizadora do dossiê juntamente com Carlos Gallo (NUPPOME), também elaborou com ele o texto de abertura do dossiê.

 

O objetivo do nosso dossiê era contribuir com a reflexão sobre os diferentes regimes de exceção e as violências que marcaram o século XX, assim como com a análise sobre seu impacto, suas permanências e reformulações no presente.

 

Tivemos trabalhos muito diversificados e estamos muito orgulhosos do resultado! Acesse aqui.

 

Agradecemos demais ao colega Carlos Gallo pela parceria para desenvolver esse dossiê. Agradecemos também a Revista Escritas do Tempo por nos oferecer esse espaço incrível de divulgação de temas tão relevantes. Foi um trabalho muito bacana e que deu muito orgulho! 🖤

bottom of page